O estudo divulgado pela Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) revela que o setor de serviços apresentou crescimento consistente no terceiro trimestre de 2024, com destaque para atividades específicas que impulsionaram o volume e a receita do setor.
De acordo com os dados, o volume médio de serviços prestados no terceiro trimestre aumentou 3,8% em relação ao trimestre anterior. Entre os destaques estão: Outros serviços prestados às famílias: crescimento expressivo de 14,7%, incluindo atividades culturais, recreativas e de bem-estar; Alojamento: avanço de 13,9% e Serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias: crescimento de 10,7%.
No comparativo anual, em relação ao mesmo período de 2023, o setor registrou alta de 3,3%, com maior contribuição dos Serviços técnico-profissionais (+12,0%) e Tecnologia da Informação (+11,7%). Por outro lado, segmentos como o Transporte rodoviário de cargas sofreram retração de 7,6%.
A receita nominal do setor também apresentou crescimento robusto, com aumento de 5,8% em relação ao segundo trimestre de 2024. Com destaques para Transporte aéreo: crescimento de 19,6% no trimestre; Alojamento: aumento de 18,0% e outros serviços prestados às famílias: avanço de 15,2%.
No comparativo do terceiro trimestre de 2024, com mesmo período de 2023 houve crescimento de 8,9%. Destacando-se as atividades de Serviços técnico-profissionais, com avanço de 18,0%; Aluguéis não imobiliários, com crescimento de 17,0%; e Esgoto, gestão de resíduos, recuperação de materiais e descontaminação, com expansão de 15,2%.
De acordo com o presidente da Cebrasse, João Diniz, o estudo reforça a resiliência do setor de serviços, impulsionado por áreas inovadoras como tecnologia e serviços técnico-profissionais. “A diversificação e o avanço em atividades estratégicas mostram o potencial de crescimento, apesar de setores específicos ainda enfrentarem dificuldades”, afirmou.
Sobre o Estudo
Os dados foram elaborados com base no Índice de Volume e Receita Nominal de Serviços do IBGE, analisados pela equipe técnica da Cebrasse. O levantamento cobre um panorama completo das atividades de serviços no Brasil, destacando os setores mais relevantes para o desempenho econômico do país.
Fonte: Cebrasse