Reconhecida pela ONU e incluída em seu calendário oficial desde 2023, a data será celebrada no próximo dia 20 de setembro, reunindo milhões de pessoas em todo o mundo em prol do cuidado com o meio ambiente.
O presidente do SEAC-MS, Daniel Felicio, ressalta a importância da participação coletiva e lembra os resultados obtidos na última edição: “Essa é uma data já consolidada e que ganha cada vez mais relevância por tratar de um tema essencial para todos nós, afinal, saúde, bem-estar e longevidade são consequências diretas do cuidado com o meio ambiente. No ano passado, por exemplo, conseguimos recolher meia tonelada de lixo eletrônico para reciclagem no drive thru e mais de 20 sacos de resíduos no ‘Dia D’, no bairro Maria Aparecida Pedrossian, com o engajamento de mais de 30 voluntários. Esses resultados mostram a força da mobilização e o impacto positivo que podemos gerar juntos”, destacou.
Atualmente, apenas 3% do lixo eletrônico é reciclado no Brasil, embora o País seja o quinto maior produtor mundial de lixo eletrônico, com 100 mil toneladas geradas anualmente. Estudo indica que 85% dos brasileiros ainda guardam esse tipo de resíduo em casa, dificultando a destinação adequada. Um ponto crítico é a contaminação ambiental por metais pesados.
Serviço – Ponto de Coleta de lixo eletrônico:
Local: Instituto Profac – Rua Diana, nº 51, Campo Grande-MS
Período: até 19 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
O que pode ser descartado:
Computadores e periféricos (teclados, mouses, impressoras)
Telefones celulares e tablets
TVs e monitores
Equipamentos de áudio e vídeo
Baterias e carregadores
Outros dispositivos eletrônicos em desuso