O Dia Mundial da Limpeza (DML) 2025 encerrou sua programação em Mato Grosso do Sul com resultados expressivos. Entre 20 de agosto e 19 de setembro, o Instituto Profac recebeu resíduos eletrônicos em seu ponto de coleta. Já no “Dia D”, em 20 de setembro, a mobilização chegou ao Bioparque Pantanal, que recebeu 1.302 visitantes em atividades de educação ambiental e também concentrou um ponto especial de recolhimento de eletrônicos.
No total, a campanha contabilizou 2.135 quilos de lixo eletrônico recolhidos, um salto significativo em comparação à edição anterior.
Durante o evento no Bioparque, o público acompanhou oficina de origami com papel reciclado, apresentações teatrais voltadas ao público infantil e a participação especial da Sereia do Pantanal, que trouxe uma mensagem lúdica sobre a preservação ambiental.
O presidente do SEAC-MS, entidade que lidera regionalmente o DML, Daniel Amado Felicio, destacou a relevância da iniciativa: “A atividade de limpeza profissional está intrinsecamente ligada à sustentabilidade. E essa parceria que o SEAC firmou com o Bioparque Pantanal é fundamental para disseminar essa cultura e conscientizar a população, sobretudo os jovens, sobre a não agressão à natureza, a reciclagem e todo o processo que envolve a educação ambiental. Estamos muito felizes com essa parceria que realizamos.”
Parceiro da ação, o representante da Recic.Le, Carlos Lhamas, enfatizou o impacto positivo: “Já é o segundo ano dessa parceria. No primeiro ano, recolhemos 500 quilos. Neste ano, superamos 2 mil quilos. Essa conscientização sobre a destinação do lixo eletrônico é muito importante porque ele não apenas polui, ele envenena. Hoje recolhemos somente 10% do lixo eletrônico de Campo Grande. Parcerias como essa trazem resultado positivo para o meio ambiente.”
Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, a mobilização reforça o papel educativo do espaço: “Essa conscientização da população é muito importante. Ter esse tipo de parceria é essencial para que possamos levar adiante nossas ações em prol de um futuro mais sustentável.”
O Dia Mundial da Limpeza (World Clean-up Day) é uma ação global organizada pelo Instituto Limpa Brasil e que, em Mato Grosso do Sul, conta com a liderança do SEAC-MS.