Empresas de Asseio e Conservação e Funsat fazem seleção para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS

Na próxima segunda-feira, 13 de novembro, das 8h às 16 horas, empresas de terceirização associadas ao Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Mato Grosso do Sul – SEAC-MS, em parceria com a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (FUNSAT), realizam a Ação de Empregabilidade, voltada a Pessoas Com Deficiência (PcDs) e reabilitados do INSS. Neste ano, a ação será na Funsat, na Rua 14 de julho nº 992, Vila Glória.

 

Ao todo são ofertadas 134 vagas por nove empresas associadas ao SEAC, desde nível de operação, serviços gerais a cargo administrativo. Também é o momento para que pessoas de áreas que não estejam com vagas abertas deixem seus currículos e, desta forma, haja um banco de dados para quando surgirem novas oportunidades.

“O evento aproxima e integra sociedade, pessoas com deficiência e empresas contratantes, exaltando a potencialidade e a autonomia funcional desses trabalhadores em um processo de inclusão transformador no mercado de trabalho”, avalia Daniel Amado Felício, presidente do SEAC-MS.

Leonardo Chaves da Silva, de 20 anos, foi contratado na ação de 2022 e desde então muita coisa mudou. “Foi uma ótima oportunidade de ser contratado, trabalhar e crescer dentro de uma empresa. Minha trajetória foi começando como auxiliar de serviços gerais e meses depois, subi de cargo. Hoje, estou como auxiliar administrativo ll”, comemora.

Capacitação – Nesta quinta-feira, dia 09/11, os RHs das empresas participantes passarão por uma capacitação do Instituto Profac, de forma a garantir captação assertiva no processo seletivo, abordando desde o acolhimento até a integração à equipe. O tema do treinamento será “Capacitismo, Vieses Inconscientes e Ações Afirmativas”.

Desde o início e pelos primeiros 90 dias após a integração do trabalhador, todo o processo terá o acompanhamento do Instituto Profac. A metodologia “Emprego Apoiado” compreende a seleção, em que é avaliada a compatibilidade entre o perfil do candidato, sua pretensão de cargo e a vaga ofertada;  entrevista e, após a admissão, o acompanhamento junto das empresas. O foco, para além da inclusão, é a permanência na vaga. 

 

Serviço – A Ação de Empregabilidade para Pessoas Com Deficiência será dia 13 de novembro, das 08 às 16 horas, na Funsat, na Rua 14 de julho nº 992, Vila Glória.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3253-4845 e Whatsapp (67) 9245-6728. 

Compartilhe esse post

Mais conteúdo como esse

Prezado Empresário,
O SEAC-MS, em parceria com o Instituto da Fécomercio (IPF MS), realizará uma pesquisa sobre a Lei da Aprendizagem, visando analisar a aderência por parte das empresas de Asseio e Conservação e identificar se há dificuldades, em atender a legislação vigente Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

As empresas que não cumprem a obrigatoriedade de contratar jovens aprendizes podem enfrentar algumas sanções, que incluem:
1.⁠ ⁠Multa: As empresas podem ser multadas pela falta de contratação de jovens aprendizes, conforme a legislação trabalhista.
2.⁠ ⁠Ação Fiscal: A empresa pode ser alvo de fiscalizações do Ministério do Trabalho, que verifica o cumprimento das cotas de aprendiz.
3.⁠ ⁠Impedimentos em Licitações: A não regularização das obrigações pode resultar na exclusão de participação em licitações públicas.
A pesquisa será realizada por telefone, no período de 14 a 25 de outubro 2024. Mas atenção! Não serão solicitados dados sensíveis, como pessoais e financeiros.

Sua participação é essencial para compreendermos a aplicação da legislação, na prática em nosso setor.