A primeira palestra foi ministrada pelo historiador e filósofo Leandro Karnal que falou sobre ética. Analisando a educação, ele afirma que ela é fundamental para incentivar o cidadão a se manter ético diante de uma sociedade em que ser desonesto é tido como um “jeitinho brasileiro”. Mas acrescenta que há dois caminhos para transformar uma sociedade e mantê-la dentro de um patamar ético. O primeiro é o consenso passado na educação dos pais e na educação escolar, o outro é coerção: regras claras com punições. “Nenhuma sociedade se sustenta apenas pela coerção”, esclarece.
Para Karnal, pela primeira vez na nossa História, nós temos condições de fazer uma renovação ética.
Por fim, o tema Reforma trabalhista foi ministrado pela Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Estado do Rio de Janeiro, Vólia Bomfim, no Encontro Nacional das Empresas Asseio e Conservação (ENEAC) 2018 em Foz do Iguaçu, Paraná. A palestra foi mediada pelo Ministro do Trabalho, Helton Yomura, pelo presidente do Seac-RJ, Ricardo Costa Garcia e o presidente do Seac-MS, Daniel da Silva Amado Felicio.
Vólia Bomfim e Helton Yomura explanaram sobre os principais pontos da Lei 13.467 (Reforma trabalhista), mudanças e as conseqüências para o setor produtivo e também, o fim da validade da MP 808, volta a valer, por exemplo, o que a nova legislação determina para itens como o trabalho insalubre de grávidas e lactantes.
A Reforma Trabalhista alterou mais de 100 artigos da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT (Decreto-Lei n.º 5.452/1943), a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Os acordos entre empregados e empregadores, por exemplo, deverá prevalecer sobre as leis trabalhistas. Também houve mudanças sobre o parcelamento de férias, jornada de trabalho e participação nos lucros.
ENEAC
Organizado pela Febrac, o evento terminará no domingo (20 de maio) e tem o objetivo de propiciar conhecimento e aprimoramento empresarial, a programação foi planejada para que sejam discutidos assuntos de extrema relevância para o segmento, com renomados palestrantes e autoridades do cenário nacional. Um dos pontos altos do Encontro será a entrega do “Prêmio Mérito em Serviços” em homenagem às empresas associadas aos Sindicatos, que estão há mais de 10 anos no mercado de Asseio e Conservação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Febrac