Nesta semana, representantes empresariais participam de dois eventos importantes para a atuação sindical de todo País: o Conecta e o Sicomércio 2023, a serem realizados em Brasília e que reunirá as Federações do Comércio e Sindicatos do Comércio. Mato Grosso do Sul estará representado por uma delegação composta pela Fecomércio MS e 11 sindicatos patronais, totalizando 23 participantes.
O Conecta é um evento voltado para presidentes de as federações. A programação contará com palestras sobre “Pesquisas de Imagem”, “tendências e Impactos Tecnológicos no Comércio e no Turismo” e discussões sobre boas práticas e atualizações sobre os temas de atuação das entidades: relações sindicais, relações institucionais, representação, atuação gerencial, comunicação institucional e desenvolvimento de negócios.
Boas práticas – Já o Sicomércio é um evento voltado para os sindicatos patronais. Ele será realizado entre os dias 11 a 14 de julho, e participam – além dos presidentes de sindicatos, os executivos, bem como gestores das Federações. A palestra de abertura é com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.
Durante os quatro dias de eventos, os participantes terão palestras sobre negociações coletivas, networking, ESG, sustentabilidade, legislação e troca de experiências. Também serão apresentados cases de sucesso para serem compartilhados entre as Federações e sindicatos.
Mato Grosso do Sul teve dois cases que serão apresentados. Eles foram escolhidos entre 250 boas práticas apresentadas por sindicatos e Federações todo País.
O presidente do SEAC – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de MS, Daniel Amado Felício, que também ocupa o cargo de 2º. Vice-presidente na Federação, irá apresentar o trabalho junto ao Instituto de Formação Profissional em Asseio e Conservação (PROFAC). A secretária executiva Ilkêmia Figueiredo também participará da apresentação.
O Instituto Profac é uma escola profissionalizante voltada para qualificar profissionais do segmento de asseio e conservação com cursos ofertados nas modalidades presencial, EAD e In Company. Atende cerca de 150 alunos por mês que nasceu da iniciativa e necessidade dos próprios filiados ao SEAC que, há 10 anos, uniram esforços e, por meio de contribuição à parte do que é estipulado pela legislação, arrecadaram valores específicos para a compra e construção do imóvel onde hoje funciona o prédio, cujo terreno conta com 453 m² e, de área construída, 179 m. “A escola conta com dois auditórios, banheiros com acessibilidade, espaço para coffe break, laboratório prático com ambiente simulado que pode ser adaptado às aulas. Enfim, toda estrutura necessária de máquinas e equipamentos para atendimento ao aluno e uma melhor aprendizagem do profissional do setor”, conta Daniel.