Nesta sexta-feira (08/08), o Instituto PROFAC, do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul (SEAC-MS), promoveu a Ação em Saúde, em alusão ao Dia Nacional da Saúde (05/08). A iniciativa atendeu 29 colaboradores do setor de facilities com serviços gratuitos de aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais e técnicas de liberação miofascial.
O presidente do SEAC-MS, Daniel Amado Felício, destacou que o evento reafirma o compromisso da entidade com a qualidade de vida dos trabalhadores: “Cuidar da saúde dos profissionais é tão importante quanto investir em capacitação. Essa ação demonstra que valorizamos cada colaborador e entendemos que bem-estar e produtividade caminham juntos.”
Durante a ação, a enfermeira Pâmela Cristina ressaltou que a saúde deve ser vista de forma mais ampla. “A saúde há bastante tempo deixou de ser só uma condição de doença. Antes, a gente entendia que o paciente era saudável quando não tinha nenhuma doença. Hoje, a nossa ação é voltada para promover saúde.”
Para a colaboradora Ronilda Brito, a experiência foi um incentivo à mudança de hábitos:
“Com essa ação, a pessoa pode acordar para a saúde dela, para a vida dela. Até porque a vida é curta”. A colaboradora Laine Santana relatou alívio imediato: “Vai acumulando, acumulando, e aí a dor vai aparecendo. Eu vim aqui, recebi uma massagem e adorei. O tratamento é muito bom. Estão de parabéns.”
O terapeuta Bunno Luis explicou os benefícios da liberação miofascial:
“A dor gera estresse, e o estresse vai causar vários fatores. A liberação miofascial ajuda muito, podendo até minimizar o uso excessivo de remédios e medicações, e às vezes proporcionar o mesmo efeito — até de forma mais acentuada.”
O colaborador Fagner da Silva afirmou que pretende adotar novos cuidados:
“O dia a dia, às vezes, é muito turbulento, muita coisa acontecendo. Vou ter mais cuidado com a minha alimentação e com a minha pressão.”
Segundo a nutricionista Gislaine Sartori, é preciso reforçar a importância de bons hábitos alimentares: “Hoje em dia nós, trabalhadores, não temos horário. Nossa vida é bem corrida e estressante. Então não temos o hábito de ter uma alimentação saudável, de comer frutas, verduras, tomar bastante água e fazer atividade física. Fora o estresse do nosso dia a dia. Então, a gente conversa e orienta para que a alimentação se torne mais saudável.”
A instrutora de aprendizagem do Instituto PROFAC, Lucilene Martins, ressaltou a importância da ação: “Todo ano, o SEAC, junto com o Instituto PROFAC, faz a Ação Nacional da Saúde, alusiva ao dia 5 de agosto. A intenção é que nossos colaboradores estejam com a saúde em dia, com bem-estar, e executem bem suas tarefas no dia a dia.”