Maior feira de limpeza profissional da América Latina apresentará novidades e tecnologias para o mercado

Considerada a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, a Higiexpo, em sua 28ª edição, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no São Paulo Expo, com uma programação repleta de novos expositores, produtos e tecnologias. Realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a feira tem mais de 150 expositores e a expectativa de superar 16 mil visitantes. Nessa edição, o evento preparou diversas novidades voltadas para o ESG e tecnologias focadas no setor de limpeza.

Durante a feira, serão apresentadas as principais inovações e lançamentos de toda a cadeia da limpeza profissional. Dentre as novidades, destacam-se os equipamentos de limpeza automatizados, robôs, softwares, drones, uso de IA, produtos e soluções sustentáveis e muito mais.

“A indústria tem apresentado novas tecnologias para atender a demanda por limpeza profissional. Além disso, a Higiexpo permitirá ao visitante conhecer as principais tendências e compartilhar conhecimentos em seus cursos e palestras gratuitas, congresso Higicon e Congresso da ISSA”, destaca Nathalia Ueno, presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Uma das iniciativas de destaque da feira é a jornada para preservar biomas, que consiste na compensação de cada metro quadrado de estande com um metro quadrado de floresta em pé. A iniciativa, em parceria com a empresa We Stand, será desenvolvida por meio dos biocréditos. Com o BioCrédito por m2, os expositores da Higiexpo irão reverter recursos para a regeneração de biomas preciosos, como a Amazônia e a Mata Atlântica. A parceria inclui também a destinação de materiais e móveis utilizados pelos expositores nos estandes para famílias em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do país. A expectativa é que cerca de 3 a 4 itens sejam doados por estande com a geração de mais de R$ 100 mil em doações de mobiliário.

 

Uma das principais novidades é a Arena da Sustentabilidade, que contará com a presença de diversas ONGs, como o TETO, G10 FAVELAS, OHQUIDEA e TAMPINHAS QUE CURAM. QUE CURAM. As instituições irão desenvolver diversas iniciativas visando a agenda de conservação ambiental, governança corporativa e promoção social. A ONG OHQUIDEAatua no resgate de orquídeas descartadas, que posteriormente são distribuídas em palestras e workshops, criando mini-orquidários nos espaços de parceiros. O projeto Tampinhas que Curam irá arrecadar tampinhas plásticas e lacres de bebidas em lata, uma forma sustentável e acessível de arrecadar recursos. A Abralimp incentiva que os visitantes tragam de casa para a feira suas tampinhas de plástico e lacres de bebidas em lata e também levem ao estande as tampinhas e lacres utilizados durante a feira.

 

Já a TETO e o G10 Favelas são organizações voltadas para a implementação de iniciativas de moradia, além do desenvolvimento econômico e social de favelas. Em parceria com a empresa We Stand, na Higiexpo, eles participam do processo de catalogar os projetos de estandes da feira, definindo que tipo de mobiliário e estrutura pode ser levado para a casa de famílias que estão em áreas de vulnerabilidade.

 

Por conta das ações de sustentabilidade, a feira irá implementar o Selo Carbono B, que reconhece os eventos que promovem a preservação dos biomas e a redução de resíduos.

 

A feira conta com uma extensa grade de conteúdo para os visitantes, distribuídas em diferentes áreas do São Paulo Expo. Serão mais de 65 horas de conteúdos em que os participantes terão a oportunidade de se aprofundar em diferentes temas relacionados ao setor de limpeza profissional. Na “Área do Conhecimento amarela”, os próprios expositores irão compartilhar conhecimento sobre as necessidades do mercado, procedimentos, melhores práticas e as novidades em produtos e serviços. São 21 palestras inteiramente gratuitas.

Já na área do conhecimento verde, os temas são sobre sustentabilidade, desenvolvimento de pessoas, processos técnicos, legislação, o futuro do mercado de limpeza, entre outras. Em paralelo acontecerão os cursos da UniAbralimp e do Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação (Cecaf). Além das Áreas do Conhecimento, a feira contará com o Congresso Higicon e o Congresso Educacional da ISSA, oferecendo ainda mais conteúdo de qualidade para os visitantes.

Essas e mais atrações voltadas para o mercado de limpeza profissional estarão presentes na 28 ª Higiexpo. As inscrições para a feira estão abertas pelo site da Abralimp.

Agenda – 28 ª Higiexpo

Data: De 13 a 15 de agosto de 2024

Local: São Paulo Expo – Pavilhões 4 e 5

Horário: das 13h00 às 20h00

Mais informações acesse o site da Higiexpo.

Sobre a Abralimp

Fundada em 1986, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) tem como missão integrar, capacitar, promover, desenvolver e valorizar o mercado de limpeza profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e meio ambiente. No seu quadro associativo, congrega as empresas de toda a cadeia produtiva do setor de limpeza profissional profissional formada em sua categoria institucional por distribuidores de máquinas, equipamentos, descartáveis e produtos, fabricantes e importadores de máquinas, fabricantes de equipamentos, dosadores e acessórios, fabricantes de químicos, fabricantes de descartáveis, prestadores de serviços, além das empresas que se relacionam de forma direta e indireta com este grande setor, que representam 1,44% do PIB Brasileiro, com um faturamento de mais de R$ 40 bilhões, gerando mais de 1 milhão empregos diretos, segundo dados da Pesquisa de Mercado realizada pela Abralimp em parceria com a FIA, publicada em 2021. Saiba mais acessando o site da Abralimp.

Fonte: Abralimp

Compartilhe esse post

Mais conteúdo como esse

Prezado Empresário,
O SEAC-MS, em parceria com o Instituto da Fécomercio (IPF MS), realizará uma pesquisa sobre a Lei da Aprendizagem, visando analisar a aderência por parte das empresas de Asseio e Conservação e identificar se há dificuldades, em atender a legislação vigente Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

As empresas que não cumprem a obrigatoriedade de contratar jovens aprendizes podem enfrentar algumas sanções, que incluem:
1.⁠ ⁠Multa: As empresas podem ser multadas pela falta de contratação de jovens aprendizes, conforme a legislação trabalhista.
2.⁠ ⁠Ação Fiscal: A empresa pode ser alvo de fiscalizações do Ministério do Trabalho, que verifica o cumprimento das cotas de aprendiz.
3.⁠ ⁠Impedimentos em Licitações: A não regularização das obrigações pode resultar na exclusão de participação em licitações públicas.
A pesquisa será realizada por telefone, no período de 14 a 25 de outubro 2024. Mas atenção! Não serão solicitados dados sensíveis, como pessoais e financeiros.

Sua participação é essencial para compreendermos a aplicação da legislação, na prática em nosso setor.