O SEAC-MS (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul) realizou, na manhã desta quinta-feira (15), a apresentação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2026, reunindo profissionais das áreas de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Contabilidade. O encontro também abordou ferramentas e benefícios alinhados às exigências da NR-1, com foco na identificação, prevenção e gestão de riscos psicossociais no ambiente corporativo.
Durante a apresentação da CCT 2026, o assessor jurídico do SEAC-MS, Tiago Marras de Medeiros, destacou avanços importantes para empresas e trabalhadores do setor de asseio e conservação. Entre as novidades estão a possibilidade de homologação virtual, o uso de provas digitais nas relações trabalhistas e ajustes que impactam contratos com a administração pública.
“A Convenção Coletiva é um instrumento essencial porque estabelece regras do dia a dia das empresas e dos trabalhadores. A CCT 2026 traz avanços significativos e novos benefícios para ambas as partes, reforçando a importância de que todos leiam e compreendam suas cláusulas”, ressaltou Tiago.
Na sequência, foram apresentados o Data Analyzer e o Benefício Social, soluções desenvolvidas pela BSS e que o SEAC-MS apresenta aos seus associados, com foco direto no atendimento às exigências da NR-1. O gerente de desenvolvimento de negócios da BSS, Moisés de Moura Greco, explicou que o Data Analyser é uma plataforma que permite às empresas mapear e registrar riscos psicossociais, gerando relatórios compatíveis com a NR-1 e a NR-17.
“O Data Analyzer facilita o trabalho do RH ao permitir que o relatório seja exportado e inserido diretamente no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), auxiliando na definição de planos de ação e medidas de segurança. As empresas associadas ao SEAC-MS já saem na frente na adequação às mudanças da NR-1”, explicou.
Moisés também destacou que o Benefício Social oferece um pacote de benefícios aos trabalhadores, como auxílio natalidade, assistência funeral, apoio financeiro às famílias e, como novidade em 2026, o auxílio-creche, reforçando o cuidado com o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores. “Os benefícios sociais fortalecem a relação entre empresa e trabalhador, reduzem o absenteísmo, aumentam a produtividade e valorizam o capital humano, que é o principal ativo das organizações”, afirmou.
A reunião também teve apresentação do Sesc MS que oferta uma ampla gama de benefícios, contribuindo de forma importante na prevenção de riscos psicossociais. A atendente de relacionamento corporativo do Sesc MS, Letícia Menk, destacou que a credencial Sesc amplia o acesso dos trabalhadores e seus dependentes a serviços de saúde, educação, alimentação, lazer e bem-estar.
“Estar alinhado com o Sesc dentro da empresa é extremamente importante, especialmente neste momento de prevenção às penalidades previstas na NR-1. Os benefícios contribuem diretamente para a qualidade de vida dos trabalhadores e para um ambiente organizacional mais saudável”, pontuou.
A ação reforça o compromisso do SEAC-MS em apoiar as empresas do setor não apenas no cumprimento das obrigações legais, mas também na promoção de ambientes de trabalho mais seguros, produtivos e humanizados.
